LIVE: lordeleo – PSN: Lord_Leo_BR

Com o aclamado lançamento do game Gran Turismo 5, que leva o selo de “3D Compatible”, mais do que nunca nós, True Gamers, desejamos ardentemente adquirir um televisor compatível com a tecnologia 3D. Mas o que exatamente é preciso para gerar imagens em terceira dimensão? O que os novos televisores 3D tem de tão diferente dos aparelhos que já possuímos em casa?

Essas e outras dúvidas assolaram minha cabeça durante essa semana e eu resolvi fazer uma “pesquisa” para descobrir os progressos tecnológicos extraordinários que uma TV 3D possui para fazer as imagens ganharem profundidade, e fiquei completamente decepcionado e estarrecido. Esse texto tem como objetivo explicar as REAIS diferenças entre modelos 3D e não-3D e tudo que você precisa saber sobre a tecnologia 3D. Mas antes de começar a leitura eu já te adianto: Você está sendo ENGANADO. Então prepare-se para se sentir completamente explorado.

Filmes e jogos em 3D: A novidade mais quente do momento! Será?

Pasme, o 3D que você viu em Avatar ou nas TV’s LED 3D de 13 mil reais foi amplamente utilizado no século 20. Filmes e jogos em 3D já foram realidade no mundo todo e a tecnologia é exatamente a mesma. Não acredita? Então assista a este vídeo:

Notou alguma semelhança entre os óculos que você usou no cinema e estes para Master System? Pois é meu caro, pois é. Exatamente a mesma coisa. A verdade é que a técnica utilizada para gerar imagens em 3D é relativamente simples e não exige nada de novo.

Afinal, como funciona o 3D estereoscópico?

Em resumo, o 3D estereoscópico funciona em duas etapas distintas: A primeira etapa acontece no seu televisor e a segunda acontece nos óculos 3D.

Na TV: A imagem é exibida de uma maneira um pouco peculiar – ao invés de quadros completos na tela, a imagem preenche, consecutivamente,  o lado esquerdo e o lado direito da tela, alternando nesta ordem. Esta alteração acontece 120 vezes por segundo, ou seja, 60 vezes cada lado. Para realizar esta façanha com TOTAL perfeição o televisor teria que possuir 120hz, mas televisores de 60hz (praticamente todos os LCD’s do mercado) poderiam exibir as imagens com um pouco de perda de qualidade, já que exibiria metade dos quadros. Os quadros já são transmitidos em sequencia  para a televisão do seu PS3 ou Blu-Ray 3D, são eles que processam os quadros e organizam as imagens. Seguindo esse raciocínio, o único fator relevante em uma televisão no que diz respeito à 3D é a taxa de atualização dos quadros, medida em hz(hertz). Mas então porque nossos televisores atuais não exibem imagens em terceira dimensão? É aí que está a pilantragem: os óculos.

NOS ÓCULOS: O par de lentes funciona em paralelo com a televisão. As lentes “fecham” e “abrem” 60 vezes cada, alternando entre sí, e casam perfeitamente com a alternância de quadros na tela, gerando disparidade nas imagens e o tão aclamado efeito 3D. Mas como acontece a sincronia da imagem na tela com o óculos? Simples, um emisor IR, a grande arma dos fabricantes.

Emissor Infra-Vermelho: A diferença entre a sua TV e a TV 3D.

Você não leu errado. A unica diferença entre um televisor LCD de 120hz e uma TV 3D de 120hz é um emissor IR (infra-red), com custo de produção estimado em menos de 50 centavos de dollar. Você não leu errado: Para sua TV exibir as imagens 3D de jogos como Gran Turismo 5 bastava APENAS um emissor que sincronizasse UMA VEZ a imagem da TV com a lente dos óculos.

Agora eu pergunto a você: Onde estaria esse emissor? Será que ele vem no Blu-Ray Player 3D? Será que o próprio PS3 não pode emitir um sinal via Blutooth e emparelhar as imagens? Ou será que um simples acessório para o vídeo game resolve o problema?

A resposta para todas essas perguntas, obviamente, é não. Se assim fosse, como as grandes fabricantes como Sony, Sansung e Phillips lucrariam com a “nova” tecnologia? Logicamente eles querem que você adquira um NOVO TELEVISOR 3D, então esse emissor vai dentro da TV 3D, que não passa de uma TV comum com uma peça de 1 real a mais.

Em um mundo fictício, se o PS3 possuísse um óculos à venda, que sincronizasse a imagem através do Blutooth do aparelho, as unicas aquisições que você teria que fazer seriam os óculos. Bastava isso para exibir imagens tridimensionais em qualquer aparelho LCD já existente no mercado. A prova mais clara disso é o KIT Nvidia 3D Vision, para PC, que é constituído exatamente de: Um óculos 3D com bateria, um emissor IR conectado ao computador e só.

Pois é, você que já adquiriu um televisor Bravia, um Playstation 3, comprou seu Gran Turismo 5 original e todos os cabos e controles necessários está sendo explorado novamente pela obsolescência programada praticada por empresas que só visam lucrar encima dos consumidores. Repito novamente: Uma simples atualização no software do PS3 e o lançamento de um óculos próprio para o console tornaria apta a exibição de imagens em 3D em qualquer televisor LCD do mercado.

Como nós, True Gamers, podemos ficar de braços cruzados enquanto essas empresas que tanto defendemos e balançamos bandeira aproveitam e exploram os consumidores. Não podemos ficar coniventes com tamanho absurdo.

Mas o que podemos fazer?

Muita coisa. Podemos ignorar essa tecnologia RECICLADA que está sendo oferecida por um preço EXORBITANTE. Recuse-se a gastar novamente com um aparelho que não difere em nada do seu, exceto por um simples chip.

Podemos enviar um e-mail para as empresas fabricantes de nossos televisores perguntando sobre quando os adaptadores para sincronia dos quadros será disponibilizado. Questione o porque da não comercialização de tal acessório.
Para facilitar, vou listar o site dos maiores fabricantes:
LG

Sansung

Sony

Phillips

Faça qualquer coisa, só não fique conformado com essa realidade. No fim, eles dependem de nós, consumidores, mais do que dependemos deles.

Pesquisa: Gamesfever

Comentários em: "Mentiras em 3D. Saiba a verdade sobre essa “tecnologia revolucionária”." (5)

  1. Jedi disse:

    Materia show cara. Parabens.

  2. ricardo disse:

    Rapaz, olha só eu possuo uma TV Samsung plasma 50″ ha mais de ano e na parte traseira dela tem uma entrada para conectar o IR, mas simplesmente não encontro este produto no mercado!

  3. Ricardo disse:

    vc acha q a sony como fabricante da tão cara tv 3d vai fazer com q o ps3 tenha essa tecnologia independente ?

  4. cara , estou colocando algun de seus post em meu site , porque achi seus post bem legais

    espero que não ache ruim , um abraço ccv-artemotion.com.br

    • Olá Carlos,
      Vai fundo cara, só sempre cite a fonte.
      O importante é passar informação adiante.
      Abraço

Deixe um comentário

Nuvem de tags